Curiosidades
A palavra música vem do grego “mousikê”, que significa “arte das musas” (deusas). As musas da música eram em número de 3...
A música desperta emoções – foi a conclusão a que chegaram alguns cientistas. Alegria, tristeza.... a música actua sobre o nosso cérebro, que produz substâncias químicas que alteram o nosso humor (bom ou mau).
A música é tão velha como a humanidade?! Os primeiros instrumentos terão sido os pés e as mãos... e a voz, a que se seguiram pedaços de conchas ou de madeira, mais ou menos transformados. A música esteve primeiro ligada às cerimónias religiosas.
Na China, a música tem uma grande ligação com a Natureza. A ópera chinesa combina música, canto, teatro, mímica e acrobacia. Gongos, instrumentos de sopro e de cordas integram os instrumentos, destacando-se o sheng, espécie de harmónica.
No Japão o teatro kabuki combina poesia, mímica, danças e música, ilustrando a cultura popular e os feitos dos samurais – antigos guerreiro nobres. O shamisen, alaúde de três cordas, as flauta e os tambores são os principais instrumentos.
A música indiana está ligada à poesia, aos sentimentos do amor, da paixão e à adoração dos deuses. A sitar, que se assemelha a uma guitarra, é um instrumento tradicional.
A orquestra indónésia tem o nome de gamelão , o qual é composto sobretudo por instrumentos de percursão acompanha qualquer celebração teatral, religiosa ou social.
A música árabe privilegia a voz e a relação com Alá, com se pode escutar nos chamamentos para a oração.
A música dos aborígenes acompanha as festas e os rituais religiosos. O didjeridoo, grande tubo de madeira oca que produz um som grave quando soprado.
A música africana conta histórias e transmita mensagens, bem ritmada pelos djembés – tambores em forma de ampulheta.
O samba brasileiro é dominado pelos instrumentos de percurssão, que por vezes dá origem à batucada.
O tango argentino, de inspiração romântica, tem no bandoneon, o acordeão alemão o seu instrumento típico, a que se juntam o violino e as guitarras.
A música dos povos índigenas da América do Norte (índios) canta a natureza e o amor e é vocal, sendo acompanhada por vezes por tambores.
O flamenco é ritmado pelos batimentos de pés, mão e castanholas e conta acontecimentos emocionais.
O fado é acompanhado pelas guitarras portuguesas e guitarras clássicas, expressando sentimentos e emoções.
A harpa e a gaita de foles associam-se à música de origem céltica, em cujo canto se contam os dramas e as esperanças dos povos.
Consulta os seguintes livros (entre outros)...
O Meu álbum da Música - Professor Genius, Editora Impala
A Música – Enciclopédia dos Jovens Larousse, Campo das Letras
Sem comentários:
Enviar um comentário