BEM-VINDO


SÊ BEM-VINDO A ESTE BLOGUE!

Tens aqui um espaço, onde poderás falar de livros, leituras, escrita e...

Poderás participar escrevendo um comentário ou enviando trabalhos, desenhos, sugestões, fotos... para o seguinte email:

beescolaeb23jacintocorreia@gmail.com

Dia do Trabalhador

Sabes por que motivo se comemora o 1º de Maio?
Lê a informação que recolhemos para ti.
1.º de Maio - Dia do Trabalhador
No dia 1 de Maio, comemora-se, por todo o mundo, o Dia do Trabalhador.
A história deste dia começa no séc. XIX. Nessa época, a vida dos trabalhadores não era fácil, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
No dia 1 de Maio de 1886, juntaram-se milhares de trabalhadores em Chicago (Estados Unidos) com o propósito de lutar pelas oito horas de trabalho e de protestar contra as más condições de trabalho. Esta manifestação que se pretendia pacífica foi travada pelas forças policiais, o que provocou vários mortos e feridos
Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.
Quatro dias depois, houve uma nova manifestação pela redução do horário de trabalho e melhores condições. Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca!
Em 1888, dois anos depois destes acontecimentos, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.
Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!
Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.
Sabias que só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia?
(Adaptado do site :www.junior.te.pt)

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

 
O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge .Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente a 23 de Abril .Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.

William Sakespere

Miguel Cervantes


FÁBIO VENTURA na nossa biblioteca - EB 2,3 Jacinto Correia

Com o objetivo de comemorar o dia do Livro,  a Biblioteca organizou um encontro com o escritor Fábio Ventura dirigido a de oitavo ano e a uma de sétimo . Esta atividade decorrerá no dia 23 de Abril , das 11 às 13 horas.

Fábio Miguel Ventura nasceu em 1986, em Portimão, terra onde cresceu. Licenciou-se em 2008 em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve e fez um estágio na produção de programas da SIC. O gosto pelo fantástico e pela escrita levaram-no a enveredar por esta área. Orbias é a sua obra de estreia.´Fábio Ventura confessa-se um eterno sonhador e amante de histórias. Cedo ganhou vontade de partilhar com os outros a paixão pelo fantástico e hoje é já um dos autores de fantasia mais aclamado em Portugal. Graças à avidez por filmes, videojogos, livros, séries e toda uma série de elementos da cultura pop e do entretenimento onde se inspira, Fábio Ventura conta já com dois grandes sucessos publicados e à venda nas livrarias do país: Orbias – As Guerreiras da Deusa” e Orbias – O Demónio Branco”

PROBLEMA DO MÊS

"De que me irei ocupar no céu, durante toda a Eternidade,   se não me derem uma infinidade de problemas de Matemática para resolver?"                                                         Augustin  Louis  Cauchy  

                            



Concurso Nacional de Leitura- Fase Distrital


O Plano Nacional de Leitura (PNL) em articulação com a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares promove, neste ano letivo de 2011/2012, mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
A prova da Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura é este ano organizada pela Biblioteca Municipal de Olhão, no dia 18 de Abril, e terá lugar no Auditório Municipal de Olhão.
As obras selecionadas para o 3º ciclo foram:  "Para Maiores de Dezasseis", de Ana Saldanha e "O Rapaz que Prendeu o Vento", de William Kamkwamba.



































A nossa escola far-se-á representar  pelos alunos Ana Correia, Miguel Brito e Catarina Encarnação. Boa sorte para eles!

Dia Internacional do Livro Infantil

Comemora-se hoje, dia 2 de Abril, o Dia Internacional do Livro Infantil.
Começou a celebrar-se este dia em 1967. Foi escolhido o dia 2 de Abril, porque é a data de nascimento do famoso escritor Hans Christian Andresen.
Pretende-se estimular o gosto pela leitura e promover o livro infantil.

Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. Nasceu em Odense a 2 de Abril de 1805 e faleceu em  Copenhague, a  4 de Agosto de 1875Andersen teve dificuldade em pagar os seus estudos,porque provinha de uma família com poucos recursos, o pai era sapateiro. No entanto, os  seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague

 Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, dentre outros.
Lê alguns dos seus contos! Clica no link:http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm